X
Política

Escândalo político poderá enfraquecer projeto de Lula

Compartilhe:

A-

A+

A cúpula do governo avalia que a situação política da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, se agravou e que ela precisa dar uma resposta rápida. Do contrário, corre risco de cair. Segundo apurou a Folha, essa resposta seria a demissão dos servidores da Casa Civil que elaboraram um dossiê sobre gastos secretos do governo Fernando Henrique Cardoso.


A ordem para elaborar o dossiê partiu de Erenice Guerra, secretária-executiva da Casa Civil, auxiliar de Dilma.


No segundo mandato, é a primeira vez que um membro poderoso do governo e próximo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é ligado a um escândalo. Lula tem tentado viabilizar o projeto presidencial de Dilma, nome que hoje gostaria de emplacar como candidata na eleição de 2010. Um escândalo político tende a enfraquecer a articulação presidencial.


Anteontem, o governo montou uma operação para blindar Dilma. Impediu sua convocação para depor na CPI dos cartões corporativos e escalou o ministro José Múcio (Relações Institucionais) para dizer que ela era "inocente". Lula a levou para uma viagem de dois dias a Pernambuco, para lançar projetos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).


Ontem, integrantes da cúpula do governo demonstraram preocupação com a situação da ministra. Acham que ela pode ficar difícil diante da confirmação que técnicos da Casa Civil estavam reunindo munição para atacar a oposição na CPI dos Cartões Corporativos.


Ao tomar conhecimento sobre o modelo do documento vazado para a imprensa, com destaques para gastos da ex-primeira dama Ruth Cardoso, um ministro de Lula classificou a informação de gravíssima e disse que Dilma pode ser arrastada para o centro da crise.


Segundo esse auxiliar, o erro da Casa Civil foi admitir de saída que o documento vazara de dentro do Planalto antes de ter acesso a ele. Reservadamente, ele não descarta a hipótese de que alguém da oposição possa ter obtido o material e feito uma montagem para acusar o governo de elaborar um dossiê contra a família de FHC.


Erenice disse a colegas que acha que um servidor da Casa Civil roubou os dados e decidiu entregá-los à oposição.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Eleições 2026

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região

Profissionais da saúde discutem integração e prevenção em Aquidauana

Reunião de alinhamento

Profissionais da saúde discutem integração e prevenção em Aquidauana

Encontro reuniu equipes de diferentes áreas da saúde pública; profissionais discutiram integração, prevenção de riscos e demandas do município

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo