X
Política

CPI vai pedir quebra de sigilo dos gastos do presidente Lula

Compartilhe:

A-

A+

Governo e oposição voltam a se enfrentar, na próxima terça-feira (1º), para mais uma rodada de votação de requerimentos na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos cartões corporativos .


São 53 requerimentos apresentados pelos deputados Índio da Costa (DEM-RJ), Vic Pires Franco (DEM-PA), Carlos Sampaio (PSDB-SP), Paulo Teixeira (PT-SP), Augusto Carvalho (PPS-DF), Affonso Camargo (PSDB-PR), Carlos Humberto Mannato (PDT-ES), Luiz Sérgio (PT-RJ) e Perpétua Almeida (PCdoB-AC), além dos senadores Marconi Perillo (PSDB-GO), José Nery (PSOL-PA), Alvaro Dias (PSDB-PR) e Marisa Serrano (PSDB-MS).


O requerimento que deve causar bastante polêmica entre os integrantes da CPI mista é o que solicita a transferência de todos os dados relativos às despesas efetuadas por cartão corporativo, contas tipo "B" (usada por servidores públicos para despesas governamentais) e mecanismos congêneres no âmbito do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da primeira-dama Marisa Letícia e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e da ex-primeira-dama Ruth Cardoso.


Os parlamentares governistas já anunciaram que votarão contrariamente a qualquer requerimento que abra o sigilo dos gastos do presidente Lula.


Em relação aos outros requerimentos, a maioria (51) são pedidos de informação - sigilosa ou não - sobre o uso de cartões corporativos dirigidos a vários ministérios, secretarias, órgãos, autarquias e empresas do governo, além do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Presidência da República. Em alguns requerimentos, o prazo dado para envio das informações é de 15 dias. Um dos requerimentos é endereçado à empresa de aluguel de veículos Victory Rent a Car e outros dois requisitam que sejam colocados à disposição da CPI um funcionário do Banco do Brasil e outro do Banco Central.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Eleições 2026

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região

Profissionais da saúde discutem integração e prevenção em Aquidauana

Reunião de alinhamento

Profissionais da saúde discutem integração e prevenção em Aquidauana

Encontro reuniu equipes de diferentes áreas da saúde pública; profissionais discutiram integração, prevenção de riscos e demandas do município

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo