X

Política

Seminário discute situação de detentos indígenas

Compartilhe:

A-

A+

Por proposição do deputado estadual Marquinhos Trad, aconteceu hoje (09), no Plenário Júlio Maia do Palácio Guaicurus, sede da Assembléia Legislativa, a explanação do resultado do I Seminário "Situação dos Detentos Indígenas do Estado de Mato Grosso do Sul".


Marquinhos Trad iniciou seu pronunciamento ressaltando a importância da valorização da cidadania indígena em virtude de sua importância histórica. "Com a realização deste evento fica o compromisso de fiscalizarmos como está a situação dos detentos. Embasados na Constituição de 1988, sabemos que os indígenas são inimputáveis em alguns casos", explicou.


De acordo com pesquisa realizada pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e Centro de Trabalho Indigenista (CTI), com o apoio da União Européia, existem 96 índios presos no Mato Grosso do Sul. Conforme coordenadora do projeto, professora Andréia Flores é necessário que os direitos indígenas sejam aplicados no Estado. "Existem dispositivos legais que não são aplicados", alertou. O objetivo do ato público é propor aos deputados medidas para garantir os direitos indígenas no Estado.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nioaque volta a aparecer entre os cinco destaques epidemiológicos de MS

Saúde

Nioaque volta a aparecer entre os cinco destaques epidemiológicos de MS

Dados ajudam a orientar ações de prevenção e saúde pública; município também havia aparecido entre os cinco primeiros no levantamento referente ao primeiro quadrimestre

Após caso Esther, outra mulher é presa por maus-tratos em Aquidauana

Ação da Polícia Civil

Após caso Esther, outra mulher é presa por maus-tratos em Aquidauana

Cachorro apresentava lesão na cabeça e infestação por parasitas e precisou ser internado; prisão ocorreu após avaliação veterinária

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo