dothCom Consultoria Digital
Publicado em 01/07/2008 às 13:44
Atualizado em 10/09/2026 às 13:54
O número de prefeitos que tiveram os mandatos cassados por corrupção eleitoral cresceu 16,7% nos últimos quatro anos em relação ao período 2000 a 2004. A informação consta de um levantamento que acaba de ser concluído pela CNM (Confederação Nacional dos Municípios) em conjunto com a Justiça Eleitoral.
Entre os prefeitos eleitos em 2000, 72 foram afastados por irregularidades cometidas durante a campanha; em 2004 o número subiu para 84. O levantamento mostra ainda que 296 municípios, de um total de 5.562, tiveram troca de perfeito desde 2004. Dos 296 casos, 60,5% (179) tiveram como causa a cassação do mandato. Entre as causas das cassações, a principal é a infração à legislação eleitoral , seguida por improbidade administrativa, crime de responsabilidade e infração político-administrativa.
Na opinião de especialistas, o aumento do número de cassações por infração eleitoral está ligado em grande parte à transformação do artigo 41-A da Lei Eleitoral (9.507/97) - o artigo que proíbe ao candidato doar, oferecer, prometer ou entregar ao eleitor benefícios para obter votos.
Depois da cassação, o segundo principal motivo de afastamento dos prefeitos, é a morte, com 19,6% do total de casos. Entre os demais motivos são citados afastamento por doença, acordos partidários, troca de cargo e outros. A análise feita pela CNM em relação aos Estados revela que Roraima foi onde houve a maior proporção de prefeitos cassados (33,33%).
Eleições 2026
Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região
Reunião de alinhamento
Encontro reuniu equipes de diferentes áreas da saúde pública; profissionais discutiram integração, prevenção de riscos e demandas do município
Voltar ao topo