X
Política

Alguns sinais evidenciaram a vitória de Fauzi

Compartilhe:

A-

A+

Quem acompanha o dia a dia de uma eleição sabe que alguns sinais  indicam claramente uma campanha vitoriosa. Embora alguns setores contestassem as pesquisas feitas pelo IBRAPE, o que é muito comum nas campanhas, haviam alguns sinalizadores da vitória, segundo alguns especialistas. A metodologia da campanha adotada pela Coligação de Odilon revelou-se, em determinado momento, ineficaz.  Em contra-partida a postura de não contra-atacar, mantida pela coligação de Fauzi  até o final, dava sinais de que estava dando certo.


Um dos profissionais envolvidos com a campanha de Fauzi Suleiman, observa que em alguns momentos cogitou-se de uma resposta, através da mídia impressa. As pesquisas internas, contudo, que dimensionavam o dia a dia da campanha, foram decisivas para que a tática não fosse usada. "O panfleto lançado pelo PT cumpriu um papel importante, neste sentido", observa. 


Já às vésperas das eleições um informativo, realçando as principais propostas da coligação, quase foi lançado.  Nestas alturas, porém, embora o IBRAPE tivesse divulgado pesquisa dando 55% para Fauzi, já haviam indicativos de que este percentual estaria subindo, para a margem de 60%, o que acabou se confirmando nas urnas. Toda e qualquer  estratégia de mídia foi cancelada. Apenas uma ênfase centrada na paz foi trabalhada nos spots finais, no Rádio.


Se as pesquisas internas e mesmo a oficial, do IBRAPE, poderia deixar alguma dúvida, alguns eventos confirmaram as expectativas dos coordenadores da campanha. Um deles foi a caminhada, centrada na necessidade de paz, logo após os episódios da queima de uma carro e uma moto, num comitê de Odilon, que alguns desta coligação insistiam em creditar a seus adversários.  O número significativo de participantes e o clima emocional do evento, surpreenderam as expectativas. Finalmente o comício no Bairro Santa Terezinha e a carreata impressionante do sábado não deixavam mais dúvidas de que seria difícil uma surpresa no pleito de Aquidauana.


Quem transitou no sábado pela Avenida Pantaneta, após o encerramento das duas carretas, pode sentir um clima de muita animação e euforia de um lado, e um certo desanimo de outro. Tudo parecia dizer que no dia 05, do mês 10, daria 15, confirmando-se uma soma matemática amplamente divulgada na reta final, na internet.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Eleições 2026

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região

Profissionais da saúde discutem integração e prevenção em Aquidauana

Reunião de alinhamento

Profissionais da saúde discutem integração e prevenção em Aquidauana

Encontro reuniu equipes de diferentes áreas da saúde pública; profissionais discutiram integração, prevenção de riscos e demandas do município

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo