X

Política

Assembléia aprova 38 projetos em esforço concentrado

Compartilhe:

A-

A+

Os deputados estaduais analisaram 39 projetos nas sessões ordinária e extraordinária desta quarta-feira. Foram aprovados 38 projetos e rejeitado um, de autoria do deputado estadual Akira Otsubo, líder do PMDB, que teve parecer contrário da CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Redação).


O destaque foi a aprovação do Projeto de Lei 181/08, que fixa as receitas e despesas do Estado em R$ 7,4 bilhões para 2009. Segundo o relator, deputado Antônio Carlos Arroyo, líder do PR, a proposta teve 476 emendas, mas apenas três são modificativas. As 473 ficaram como metas para o próximo ano. Foi aprovado, em primeira, O PL 182/08, que dispõe sobre a primeira revisão do Plano Plurianual para o período 2008/2011.


O Projeto de Resolução 039/08, da Mesa Diretora, dispõe sobre a reforma do Regimento Interno da Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul foi aprovado em segunda votação. A proposta reduz de 513 par 375 artigos. Por ter sofrido emendas, o projeto segue para votação em redação final.


O Projeto de Lei 218/08, do Poder Executivo, acrescenta o artigo 17 à Lei 3.480, de 20 de dezembro de 2007. Esta proposta autoriza o Governo estadual a reduzir ou isentar da cobrança da Taxa de Transporte e Movimentação de Produtos e Suprodutos Florestais.


O PL 217/08, do Executivo, dispõe sobre a criação de tabelas de valores das taxas para a cobrança de serviços do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Além de tornar lei a cobrança feita por meio de decreto, o Governo reduziu as taxas de guincho de até 30 quilômetros e do gravame e emplacamento de motocicletas de até 150 cilindradas.


O PL 216/08, do Poder Executivo, regulamenta o artigo 59 da Lei Complementar 114, de 19 de dezembro de 2005, que regulamenta o pagamento de bolsa durante o curso de formação de policiais civis e delegados. Os primeiros terão direito a 70% do vencimento, enquanto os segundos a 50%.


O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 011/08, da Mesa Diretora, dispõe sobre o Plano de Aplicação dos recursos do Fundo de Desenvolvimento Rodoviário de Mato Grosso do Sul (Fundersul) para 2009.


O PL 214/08, do Executivo, desafeta unidade de conservação, a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Cachoeira Branca, em Ribas do Rio Pardo, para a construção da Usina Hidrelétrica São Domingos pela Eletrosul. A unidade terá capacidade de geração de 48 MW, suficiente para abastecer uma cidade com 352 mil habitantes.


O PL 215/08, do Executivo, autoriza o Governo estadual a doar, com encargos, o imóvel em Três Lagoas para a construção do Fórum Eleitoral. O Tribunal Regional Eleitoral tem o prazo de dois anos para edificar a obra.


Dois projetos do governador André Puccinelli (PMDB), o PL 220/08 e o Projeto de Lei Complementar (PLC) 08/08, dispõe sobre a concessão de reajuste salarial de 13,45% aos 17,7 mil professores da rede estadual de ensino. A proposta prevê a implantação do piso nacional de educação e exclui, da proposta, o artigo que aumenta de 20% para 50% o tempo destinado ao docente para o planejamento das atividades.


Os deputados aprovaram o PL 136/08 da deputada estadual Celina Jallad (PMDB), que cria a política estadual de saúde da mulher detenta. O PL 219/08, do Executivo, adequa a legislação estadual às regras do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) sobre o financiamento do Profisco. O PL 209/08, do Poder Executivo, altera a Lei 3.333/2006, sobre a Ferrugem Asiática da soja.


Quatro projetos de resolução do deputado Professor Rinaldo (PSDB), aprovados em discussão única, concedem honraria. O primeiro concede Comenda do Mérito Legislativo ao ex-senador e ex-prefeito de Campo Grande, Lúdio Coelho.


Dois contemplam com títulos de Cidadão Sul-Mato-Grossense o ex-diretor-geral do Hospital Universitário, Pedro Rippel Salgado, e o bispo da Igreja Sara Nossa Terra, Antônio Toneti. O quarto contempla com Comenda do Mérito a pesquisadora do Projeto Arara Azul, Neiva Maria.


Duas propostas concedem título de declaração de utilidade pública. O PL de Jerson Domingos beneficia a Associação dos Moradores da Vila Moreira e dos Núcleos Associados de Bodoquena. O PL 224/08, de Ary Rigo (PDT), contempla a ADIF-AMAS (Associação de Diabéticos e Familiares de Mato Grosso do Sul), de Campo Grande.


Foi aprovado com destaques o PLC 03/08, de Júnior Mochi (PMDB), que dispõe sobre o rateio do ICMS entre os 78 municípios de Mato Grosso do Sul. A proposta foi aprovada com destaques, sendo que apenas os artigos 2º e 3º entram em vigor. A proposta, aprovada em segunda, cria o Conselho de Acompanhamento e Creditamento do ICMS, que será formado por seis representantes.


O PL 210/08, do deputado Antônio Carlos Arroyo (PR), obriga os agentes de trânsito a deixar aviso aos proprietários de veículos removidos de estacionamentos públicos. O O PL 168/08, de Paulo Duarte (PT), proíbe a participação de animais em espetáculos circenses no Estado de Mato Grosso do Sul.


Foram aprovados dois projetos do deputado Paulo Corrêa. O PDL 010/08 autoriza o Poder Executivo a instituir o Programa Consumidor Cidadão, com devolução de parte do ICMS arrecadado através de sorteio de prêmios e ou créditos. O PL 212/08, da deputada Dione Hashioka (PSDB), define os requisitos para a criação de instâncias.


Cinco projetos de lei dispõe sobre a inclusão de festividades no calendário oficial de Mato Grosso do Sul. O PL 202/08, de Arroyo, contempla o Festival da Guavira, de Bonito.


Os PLs 181 e 184 de Mochi contemplam, respectivamente, a Festa de Nossa Senhora Auxiliadora, em Rio Verde do Mato Grosso, e a Festa de São Sebastião, em Costa Rica. Os PLs 196 e 160/08, de Dione, incluem a Festival Interbairros de Calouros em Ponta Porã e o Festival da Canção de Nova Andradina.


O PL 204/08, de Corrêa, institui o Dia do Agrônomo em Mato Grosso do Sul no dia 25 de fevereiro. Já o PL 154/08, de Otsubo, institui o Dia do Economista.


O PL 188/08, de Marquinhos Trad (PMDB), dispõe sobre a destinação de espaços em estabelecimentos comerciais, supermercados e shoppings para a instalação de postos de atendimento do Procon.


Três projetos de decreto legislativo, do Poder Executivo, versam sobre o preenchimento de cargos para a Agepan(Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos).


O PDL 13/08 nomeia Sérgio Seiko Ionamine para presidente; o 14/08, Filinto Gomes de Abreu para a diretoria de normatização e fiscalização; e 15/08, de Inês de Castro Pavon de Barros para a diretoria de regulação econômica.


Em primeira votação, os deputados aprovaram o PL 229/08, do Poder Judiciário, que altera o plano de cargos e carreira do Tribunal de Justiça. Os deputados rejeitaram o PL 031/07, de Akira Otsubo, que altera o Estatuto dos Servidores Públicos do Estado. Pela proposta, o Governo teria 90 dias para contratar os funcionários aprovados em concurso público.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Ação policial recupera implemento agrícola furtado de fazenda em Aquidauana

ZONA RURAL

Ação policial recupera implemento agrícola furtado de fazenda em Aquidauana

Equipamento foi levado da Fazenda Taboco na noite de domingo; caminhão suspeito de transportá-lo também foi localizado

Câmara de Aquidauana elege nova Mesa Diretora para 2027/2028

POLÍTICA

Câmara de Aquidauana elege nova Mesa Diretora para 2027/2028

Chapa "Um Novo Tempo" foi eleita com 12 vereadores presentes; Wezer Lucarelli assume a presidência pela segunda vez

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo