X

Política

Governo prepara regras para transição de prefeitos e governadores

Compartilhe:

A-

A+

O governo federal finaliza um projeto de lei que cria regras para a transição de prefeitos e governadores. Segundo o subchefe da Secretaria de Assuntos Federativos da Presidência da República, Alexandre Padilha, a proposta tem como objetivo orientar tanto quem deixa como quem assume o governo para dar continuidade aos projetos e programas que estão em andamento.


Padilha explicou que o projeto está em fase final de análise jurídica. A preocupação do governo é criar uma regra nacional que não interfira na autonomia dos municípios e dos Estados.


O projeto está dividido em três regras principais. A primeira delas é estabelecer o compromisso do prefeito que sai de colocar à disposição de seu sucessor e da Câmara Municipal ou da Assembléia Legislativa uma série de informações, como a situação financeira, as parcerias, os convênios e os débitos programados para os primeiros três meses da nova gestão.


A proposta também prevê a criação de um gabinete de transição. Porém, o formato dessa equipe deverá ser regulamentado por meio de leis para não ferir a autonomia dos Estados e dos municípios.


A terceira principal regra é estabelecer as penalidades caso o prefeito ou governador deixe de cumprir as novas regras de transição. A previsão é que esse item também seja regulamentado por leis locais.


"A idéia do governo é apoiar uma transição democrática e transparente para que os governos não percam o poder de ação", afirmou Padilha.


O subchefe explicou que a lei deverá ser concluída e enviada ao Congresso Nacional no início de 2009, após o recesso parlamentar.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Moradores prestam últimas homenagens a Lourival em Aquidauana

DESPEDIDA

Moradores prestam últimas homenagens a Lourival em Aquidauana

Velório reuniu familiares, amigos e moradores na Pax Universal; artesão morreu aos 72 anos

Piracema impõe restrições à pesca nos rios de Mato Grosso do Sul

MEIO AMBIENTE

Piracema impõe restrições à pesca nos rios de Mato Grosso do Sul

Restrição começou nesta quinta-feira na bacia do Paraguai; período segue até 28 de fevereiro de 2027

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo