Política
A Câmara Municipal de Campo Grande, por meio da Comissão Permanente de Educação, Cultura e Desporto, composta pelos vereadores Herculano Borges (presidente), Professora Rose (vice) e Mario César (membro) promove nesta quarta-feira (18), a partir das 9 horas, uma audiência pública intitulada "Trote Sim, Violência Não", para debater sobre os trotes universitários na Capital.
A audiência será no Plenário Oliva Enciso, na sede da Casa de Leis, localizada na Avenida Ricardo Brandão nº 1.600, no bairro Jatiúka Parque. Na ocasião será discutido também o Prêmio de Cidadania Universitária "Ana Lúcia de Oliveira Batista".
O nome do prêmio, homenageia uma professora com mais de 20 anos de dedicação a educação em Campo Grande, vítima de câncer em 2003. Seu nome está também na primeira escola que funciona em período integral, inaugurada pela Prefeitura Municipal no dia 1º de Julho deste ano no conjunto Paulo Coelho Machado.
"O objetivo da audiência é promover a conscientização dos estudantes do Ensino Médio com a divulgação da existência de leis criadas pela Câmara Municipal para combater o trote violento nas faculdades", justifica Herculano.
O prêmio foi instituído pela Câmara Municipal, por meio do projeto de resolução nº 119/07, de autoria dos vereadores Paulo Siufi (PMDB) e Marcos Alex (PT). O objetivo da premiação é estimular uma melhor recepção aos calouros, o exercício da cidadania e solidariedade, com doações de alimentos para o Fundo de Amparo à Comunidade (FAC) e doações de sangue para o Hemosul. O referido projeto foi incorporado à Legislação Municipal como a Resolução nº 1.080/07, sancionada pelo Prefeito Nelson Trad Filho (PMDB).
A questão dos trotes violentos também foi debatida no Congresso Nacional e na Câmara Federal também foi aprovado no último dia 18 de fevereiro, na forma de emenda, o projeto de lei, que disciplina o trote nas universidades.
Um dos aspectos do texto aprovado é a aplicação de multas pela instituição depois de comprovada a participação de alunos em ações consideradas constrangedoras ou violentas contra os calouros. O dinheiro da multa deverá ser usado nas bibliotecas das escolas. A proposta segue ainda para análise pelo Senado Federal.
"A comunidade universitária não tem conhecimento da existência deste prêmio, então a Comissão de Educação, Cultura e Desporto está fazendo a sua divulgação como forma de conscientizar os futuros calouros dos próximos anos", incentiva Herculano.
Alunos do Ensino Médio de diversas escolas públicas e particulares estarão no Plenário, além de diretores, professores e vereadores. A secretária Estadual de Educação, Maria Nilene Badecca foi convidada, mas ainda não confirmou presença.
Além da exposição do conteúdo do Projeto, atores de teatro estarão apresentando performance simulando trote violento e trote cultural. No trote cultural, os atores estarão distribuindo adesivos com a bandeira de Campo Grande e a frase "Ame esta Bandeira - uma forma de divulgar e valorizar os símbolos municipais".
A pauta da sessão ordinária, que estava marcada para amanhã (17), foi transferida e os dois ofícios que constavam na Ordem do Dia serão votados na sessão ordinária desta quinta-feira (18).
MOMENTO HISTÓRICO
Primeiro diplomata de Aquidauana destaca avanço da representatividade indígena; um dos novos empossados nesta semana foi Idjahure Kadiwel, que tem raízes familiares no município
AGRICULTURA FAMILIAR
Programação começa às 15h na Praça Garibaldi Medeiros; evento é uma grande tradição às vésperas dos fins de semana
Voltar ao topo