Política
O governo brasileiro está tentando promover um encontro bilateral entre os presidentes venezuelano, Hugo Chávez, e americano, Barack Obama, durante a próxima Cúpula das Américas, marcada para entre 17 e 19 de abril em Port of Spain (Trinidad e Tobago).
A informação é de Clóvis Rossi, enviado especial da Folha a Londres, em reportagem publicada nesta sexta-feira (a íntegra está disponível apenas para assinantes do jornal e do UOL).
A iniciativa brasileira é decorrência indireta de um pedido do próprio Chávez quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva agendou um encontro com Obama, em Washington, há três semanas. Lula disse claramente ao colega americano que o venezuelano lhe pedira "um canal de diálogo" com os EUA, com o qual Chávez acumula antigo contencioso.
Lula fez questão de dizer a Obama que Chávez não é um perigo, é apenas boquirroto. Obama não discordou do "canal de diálogo", até porque sua política externa está sendo toda baseada em criar canais do gênero com países mais complicados, na relação com os EUA, do que a Venezuela (como Irã).
DESPEDIDA
Velório reuniu familiares, amigos e moradores na Pax Universal; artesão morreu aos 72 anos
MEIO AMBIENTE
Restrição começou nesta quinta-feira na bacia do Paraguai; período segue até 28 de fevereiro de 2027
Voltar ao topo