dothCom Consultoria Digital
Publicado em 03/09/2009 às 07:23
Atualizado em 10/09/2026 às 13:55
Mesmo que os líderes da base governista na Câmara dos Deputados decidam retirar a urgência dos quatro projetos de lei sobre o marco regulatório do pré-sal, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR) disse nesta quarta-feira que vai defender a urgência na tramitação no Senado.
O presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), pediu ontem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a retirada da urgência das propostas. Lula deixou a decisão para esta quinta-feira quando vai discutir o assunto com as lideranças aliadas do Congresso Nacional.
Ao defender a urgência no Senado, Jucá argumenta que as regras para a exploração do petróleo na camada pré-sal precisam ser votadas com rapidez para que o mercado programe os investimentos na área. O senador nega que haja um embate entre as bases aliadas das duas casas. Segundo ele, as sistemáticas da Câmara e do Senado funcionam diferente.
"Se a Câmara quer propor algo que seja construtivo e vai ajudar na tramitação, temos que aplaudir. Não sou contra. No Senado, a realidade da urgência é importante", disse. "O governo não pode começar essa discussão sem prazo e na mão do calendário da oposição", afirmou.
A urgência constitucional significa que a Câmara e o Senado, juntos, têm 90 dias para votar os quatro projetos de lei, sendo 45 dias para cada casa, antes do trancamento da pauta de votações.
A oposição anunciou na terça que vai obstruir as votações em plenário e nas comissões da Câmara, em protesto ao pedido de urgência feito pelo governo federal.
Jucá esteve no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) para acertar viagem do presidente Lula para Roraima, no dia 14 de setembro. Ele não se encontrou com o presidente, mas com assessores.
Eleições 2026
Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região
Reunião de alinhamento
Encontro reuniu equipes de diferentes áreas da saúde pública; profissionais discutiram integração, prevenção de riscos e demandas do município
Voltar ao topo