Política
Gestores de 19 municípios estão na lista encaminhada ao TSE
O TCU (Tribunal de Contas da União) entregou ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), na segunda-feira (14), lista com nome de 7.354 gestores públicos que tiveram as contas julgadas como irregulares pelo tribunal nos últimos oito anos.
Na lista, consta a reprovação de 114 contas referentes a 83 gestores de 19 municípios de Mato Grosso do Sul, a maior parte deles é de Campo Grande. A lista pode ser atualizada até a data das eleições.
Conforme o TCU, a inclusão dos nomes dos gestores nessa lista não os torna automaticamente inelegíveis, mas isso pode ser considerado pelo juiz eleitoral na análise do registro de candidatura. A lista pode ser conferida clicando aqui.
A partir da divulgação, o MPE (Ministério Público Eleitoral), candidatos, coligações e partidos podem solicitar ao TSE a análise das candidaturas. Ao receber a lista, o presidente do TSE, ministro Luiz Roberto Barroso citou que a Lei da Ficha Limpa impede a candidatura de gestores que tiveram o nome incluído na lista de contas reprovadas.
“A Lei da Ficha Limpa impede que sejam candidatos aqueles que tenham suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União, nesse caso especifico, pela aplicação de verbas federais. São esses dados que o presidente do TCU, José Múcio Monteiro, teve a gentileza de trazer em mãos, essa lista dos agentes públicos que não podem se candidatar, que são inelegíveis por terem suas contas rejeitadas”, declarou Barroso ao G1.
METEOROLOGIA
Previsão indica mais um dia de calor intenso no município e região; não há expectativa de chuva
DESPEDIDA
Velório reuniu familiares, amigos e moradores na Pax Universal; artesão morreu aos 72 anos
Voltar ao topo