X

Política

Bancada de MS no Senado sobrevoa áreas destruídas e estuda Estatuto do Pantanal

Compartilhe:

A-

A+

A bancada sul-mato-grossense no Senado Federal vistoriou, neste final de semana, ao lado o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, as áreas destruídas pelas queimadas que já consumiram 3,4 milhões de hectares do Pantanal, o equivalente a 23% de todo o bioma.

Até o momento, o governo federal disponibilizou apenas R$ 3,8 milhões para recuperação das áreas degradadas, o equivalente a R$ 1,11 (um real e onze centavos) para cada hectare de um dos biomas mais ricos do mundo, que arde em chamas há meses, sem atrair a preocupação equivalente à gravidade da situação, por parte do Ministério do Meio Ambiente.

A comitiva constatou com seus próprios olhos, durante sobrevoo de 30 minutos, a dimensão dos estragos causados pelos incêndios e o baixo nível do Rio Paraguai, onde já começam a aparecer bancos de areia que ameaçam embarcações.

As diligências foram conduzidas pelo senador Nelsinho Trad (PSD), relator da Comissão Temporária de Controle das Queimadas no Pantanal e os membros titulares, entre eles as senadoras Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (PSL) se comprometeram a estudar mecanismos eficazes para preservação do bioma.

Entre essas ações mitigadoras, está a formulação do Estatuto do Pantanal, com apoio das instituições envolvidas, além da participação da sociedade em geral.

"Precisamos promover ações para premiar aqueles que fazem a lição de casa, não desmatam e precisam de investimentos. Foi importante a gente testemunhar essa situação com a presença do ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles e o secretário de Assuntos Estratégicos do Governo Federal, Almirante Rocha. Tivemos uma missão coroada de êxito", destacou Trad.

Apesar do investimento irrisório, a julgar pela gravidade do problema, o ministro Ricardo Salles garantiu que o governo federal fará novos investimentos pela recuperação das áreas degradadas e, também, com medidas preventivas. “Governo Federal poderá colocar brigada permanente no Pantanal", enfatizou.

Brigadas

Conforme a diretoria do Ibama, a brigada sul-mato-grossense de combate às chamas conta com 90 agentes de MS, 45 cedidos do Nordeste, dezenas de bombeiros militares, sendo 31 cedidos pelo Paraná. "Essa é a maior queimada de toda história de Mato Grosso do Sul", afirmou o governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

“Na próxima quarta, vamos continuar com reunião remota e haverá a participação do setor do turismo e representantes do Instituto Homem Pantaneiro”, informou Nelsinho.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Piracema exige declaração de estoque de peixes até este sábado em MS

MEIO AMBIENTE

Piracema exige declaração de estoque de peixes até este sábado em MS

PMA alerta que a exigência vale para comerciantes e pescadores profissionais; prazo de 48 horas começou com o defeso nos rios da bacia do Paraguai

Pré-matrículas da Rede Estadual começam na próxima semana

EDUCAÇÃO

Pré-matrículas da Rede Estadual começam na próxima semana

Cadastro poderá ser feito pela internet até 06 de janeiro; processo atende novos alunos e estudantes que pretendem mudar de escola

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo