X

Política

Bengalas terão cores para diferenciar graus de deficiência visual

Projeto foi aprovado no Senado e segue para sanção presidencial

Compartilhe:

A-

A+

O Senado aprovou nesta quinta-feira (11), em plenário, o projeto de lei que determina o uso de cores diferentes nas bengalas para identificar os graus de deficiência visual do usuário. O objetivo é melhorar o direcionamento dos auxílios prestados às pessoas com esse tipo de deficiência e ajudar a combater o preconceito causado pela falta de compreensão da sociedade.

Segundo o projeto, a cor branca será destinada a pessoas cegas, a verde para pessoas com baixa visão ou visão subnormal e a vermelha e branca para pessoas surdocegas. O projeto determina que o Sistema Único de Saúde (SUS) forneça a bengala longa na coloração solicitada, conforme a percepção do usuário.

A avaliação da cegueira, da baixa visão ou da surdocegueira, quando necessária, será biopsicossocial e feita por equipe multiprofissional e interdisciplinar. O texto já foi aprovado na Câmara dos Deputados e segue agora para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Frente parlamentar
O Senado também aprovou hoje a criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Pessoa Idosa, que será formada por deputados e senadores que se voluntariarem. O objetivo é combater o aumento da violência contra idosos e instituir políticas públicas eficazes que promovam o bem-estar dessas pessoas.

*Com informações da Agência Senado

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Aeronave garante resgate de vítima em fazenda distante de Aquidauana

Difícil acesso

Aeronave garante resgate de vítima em fazenda distante de Aquidauana

Local de difícil acesso mobilizou o Grupamento de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros; equipe de Aquidauana aguardou a aeronave para fazer o transporte até a unidade hospitalar

Aquidauana tem alerta para chuva forte, ventos e descargas elétricas

Meteorologia

Aquidauana tem alerta para chuva forte, ventos e descargas elétricas

Instabilidade pode atingir o município durante a madrugada e primeiras horas desta terça-feira; Defesa Civil orienta para que moradores evitem áreas de alagamento e locais de risco

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo