Política
Pleito municipal, que vai escolher prefeito e vereadores, acontece amanhã
Com as eleições de 2024 se aproximando, o Juiz Eleitoral da 10ª Zona Eleitoral de Aquidauana, Dr. Juliano Duailibi Baungart, destacou em entrevista ao O Pantaneiro a importância da preparação do eleitor para o dia de votação e reforçou orientações cruciais para um processo eleitoral tranquilo e eficiente.
"Estamos às vésperas das eleições, e é muito importante que os eleitores compareçam aos locais de votação já decididos quanto aos seus candidatos", afirmou o juiz. Ele ressaltou que, para facilitar o processo, é essencial que os eleitores levem anotados os números dos candidatos em quem pretendem votar. "Isso torna o exercício do voto mais rápido e eficiente", complementou.
Outro ponto destacado foi a utilização do aplicativo E-título. O juiz recomendou que os eleitores que pretendem usar o aplicativo façam o download com antecedência, até porque, hoje é o último dia para baixar o aplicativo antes do pleito eleitora. "Assim, evitamos surpresas de última hora e garantimos que todos possam exercer seu direito de voto sem contratempos", explicou Dr. Juliano.
Para eleitores que necessitam de assistência especial, o juiz orientou que ao chegarem aos locais de votação, peçam auxílio diretamente aos secretários eleitorais presentes nas filas, que estarão prontos para oferecer o suporte necessário.
Além das orientações aos eleitores, Dr. Juliano também comentou sobre o andamento do processo de apuração dos votos. Ele reforçou a necessidade de encerrar a coleta das mídias eleitorais quanto antes, para que os dados sejam rapidamente encaminhados aos cartórios eleitorais e a divulgação dos resultados possa ocorrer o mais breve possível.
Em relação à segurança, o juiz assegurou que as autoridades já tomaram medidas preventivas, com reforço no policiamento e no controle de circulação nas áreas de votação.
O juiz também destacou a implementação da Lei Seca a partir das 22h do sábado, com a proibição de consumo de bebidas alcoólicas em bares e vias públicas até as 16h30 do domingo.
EXERCÍCIO SIMULADO
Exercício de simulação de guerra acontecerá entre os dias 09 e 26 de novembro; população deve observar movimentação atípica nas áreas urbanas e rurais
MEIO AMBIENTE
PMA alerta que a exigência vale para comerciantes e pescadores profissionais; prazo de 48 horas começou com o defeso nos rios da bacia do Paraguai
Voltar ao topo