Em Anastácio, 72 jovens foram dispensados do serviço militar obrigatório e nesta quarta-feira (17) em solenidade oficial receberam o certificado de dispensa de incorporação. Presidiu a solenidade o prefeito municipal e presidente da Juntam Militar de Anastácio – Cláudio Valério da Silva, acompanhado pelo comandante do 9º Batalhão de Engenharia de Combate – Coronel Abilio Sizino de Lima Filho, do delegado da 7a Delegacia de Serviço Militar – 1º Ten. Julio Cesar Martins, do presidente da Câmara Municipal – Manoel Luiz da Silva e o comandante do Corpo de Bombeiro – Major Claudiney Quintana.
Durante a solenidade, os jovens reservistas nascidos até 1992 fizeram o juramento de compromisso à bandeira nacional. O evento ocorreu no auditório da Câmara Municipal de Anastácio. O delegado da 7a Delegacia de Serviço Militar de Anastácio, Julio Cesar Martins, lembra que o evento é simbólico, mas reforça o comprometimento do jovem cidadão com a Pátria. “Mesmo sendo dispensados os jovens têm a obrigação e além disso, a satisfação de jurar a bandeira e o compromisso com a nossa nação”, explica.
O certificado de dispensa de corporação é um documento indispensável para todo cidadão do sexo masculino, com idade entre 18 e 45 anos. Sendo que este certificado é exigido na admissão em um emprego, realização de concursos públicos, emissão de passaporte e outras ocasiões. O prefeito e presidente da Junta de Serviço Militar de Anastácio, Cláudio Valério ressaltou na cerimônia a importância dos jovens anastacianos em cumprirem o compromisso com a Nação e o Exército Brasileiro. “Vocês são jovens corajosos, responsáveis e estão firmando um compromisso de honra a nossa pátria. Uma fase muito importante da vida de vocês se inicia hoje, vocês passam a serem homens que assumem aqui um compromisso público com a nossa Nação, com a nossa sociedade, com o nosso Município”, ressalta o prefeito.
Na oportunidade, o comandante do 9º BECmb – Coronel Abilio Sizino falou aos jovens compromitentes da satisfação de estar testemunhando o juramento deles à Bandeira Nacional e desejou que agora, após cumprirem com sua obrigação junto ao Exército, sendo dispensados, sejam cidadãos exemplos na sociedade onde vivem e pediu a benção de Deus à cada um dos jovens. O evento contou com a presença da primeira-dama Severina Valério, vereadora Maria Vital, secretários municipais Ernandes Peixoto (Administração), Laércio Valério (Educação), Flávio Espíndola (Saúde), coordenadora de Comunicação Social – Jussara Bambil Silva, Sargento Fátima Inês de Brito – coordenadora da Patrulha Mirim, e dezenas de patrulheiros mirins de Anastácio.