A cidade de Aquidauana foi sede, no último fim de semana, do XXVIII Encontro Estadual de Alcoólicos Anônimos de Mato Grosso do Sul, realizado no anfiteatro do campus I da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), próximo à Praça Nossa Senhora Conceição.
O anfiteatro da UFMS recebeu um bom público para o encontro. O evento tem com objetivo promover uma reunião de informação ao público, destinada a pessoas interessadas em conhecer mais sobre o problema do alcoolismo ou em saber como milhões de alcoólicos se recuperaram após participar do grupo.
A mesa contou com a presença da psicóloga clínica de Dois Irmãos do Buriti - Nilza André dos Santos Leite, da delegada titular da Delegacia de Atendimento à Mulher de Aquidauana - Marilda do Carmo Rodrigues, e do presidente do Conselho Municipal de Pastores - pastor Ailan José do Nascimento.
Também estiveram presentes os vereadores Valter Neves e Anderson Meireles, as representantes da Al-Anon Aquidauana - Blanca Vargas e Sandra Adorvino Nepomuceno, o secretário de Educação de Dois Irmãos do Buriti - Carlos Leite, jornalista José Lima Neto e o fotógrafo Rhobson Tavares Lima - do jornal O Pantaneiro, padre Francisco Cáceres e convidados bolivianos das cidades de Santa Cruz e Puerta Soares.
Sobre o alcoolismo
Geralmente, o alcoolismo é definido como o consumo consistente e excessivo e/ou preocupação com bebidas alcoólicas ao ponto que o comportamento passa a interferir na vida pessoal, familiar, social ou profissional da pessoa e pode, potencialmente, resultar em doenças psicológicas e fisiológicas, assim como, por fim, na morte.
É um dos problemas mundiais de uso de drogas que mais trazem custos. Com exceção do tabagismo, o alcoolismo é mais custoso para os países do que todos os problemas de consumo de droga combinados.
No Brasil, há uma variação de índices, conforme a região, mas os estudos indicam que a média nacional está em torno de 3 a 6% da população, sendo cerca de cinco vezes mais comum em homens.