X
Aquidauana

Ex-presidiário é multado em R$ 10 mil e preso por desmatamento em Aquidauana

Foram apreendidas 100 estacas e as toras da madeira ainda não desdobradas

Compartilhe:

A-

A+

Policiais Militares Ambientais de Aquidauana realizavam fiscalização ambiental ontem (19) à tarde, na região da Cipolândia nas imediações do assentamento Indaiá IV, no município e prenderam dois infratores por exploração de madeira na área de reserva legal coletiva (área protegida) do assentamento.

Ao chegar às proximidades da vegetação da reserva do assentamento, a equipe ouviu barulho de motosserra. A cerca de 800 metros dentro da mata, os Policiais prenderam dois infratores, que estavam com uma motosserra explorando madeira. Eles já tinham derrubado 10 árvores da espécie aroeira e transformavam em estacas para cercas e tinham retirado parte das estacas para fora da mata, arrastando com uma motocicleta.

Foram apreendidas 100 estacas e as toras da madeira ainda não desdobradas, bem como a motocicleta pertencente a um dos presos e a motosserra utilizada no crime, que também não possuía documentação.

Os homens afirmaram que estavam em visita à casa de parentes assentados. Ao checar os antecedentes criminais dos infratores, a PMA verificou que ambos haviam saído há um mês do regime semiaberto do presídio de Aquidauana, onde cumpriram penas e tinham passagem policiais por tráfico de drogas, assalto e tentativa de homicídio. Contra um deles, de 25 anos, havia um mandado de prisão em aberto, por tráfico de drogas.

Os infratores, de 25 e 32 anos, residentes em Aquidauana, receberam voz de prisão e foram conduzidos à delegacia de Polícia Civil daquele município, onde foram autuados em flagrante pelos crimes de exploração de madeira em área de domínio público, com pena de um a quatro anos de reclusão e por uso de motosserra ilegal, com pena prevista de três meses a um ano de detenção. Foi ainda cumprido o mandado de prisão contra o preso de 25 anos. Os infratores também foram autuados administrativamente e foram multados em R$ 5.000,00 cada um.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Eleições 2026

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades

Escola de Anastácio promove aula temática sobre cultura pantaneira

Educação

Escola de Anastácio promove aula temática sobre cultura pantaneira

Atividade reuniu estudantes em uma experiência de valorização dos costumes e saberes regionais; proposta aproximou educação, cultura e comunidade dentro da escola

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo