Política
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com um Governo aprovado por 55% dos brasileiros, é o sexto presidente mais popular da América Latina, segundo o instituto de pesquisas mexicano Consulta Mitofsky.
De acordo com a sondagem, o chefe de Estado mais popular da região é, disparado, o colombiano Álvaro Uribe, cuja gestão, passados 68 meses desde que tomou posse e 50 dias desde o ataque a um acampamento de rebeldes no Equador, tem o apoio de 84% população. Em segundo e terceiro no mesmo ranking aparecem, respectivamente, os presidentes do Equador, Rafael Correa, com 62% de aprovação, e o mexicano Felipe Calderón, com 61% de popularidade.
Na frente de Lula, também se encontram o chefe de Estado de El Salvador, Elías Antonio Saca (59%), e o boliviano Evo Morales (56%). Já o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, aparece em oitavo, com 51% de aprovação.
Apoiados por menos da metade da população de seus países, se destacam no ranking a argentina Cristina Fernández de Kirchner (11º/47%), a chilena Michelle Bachelet (12º/46%) e o uruguaio Tabaré Vázquez (13º/45%).
Já o o presidente dos Estados Unidos, Georges W. Bush, é o 16º da lista, com 30% de popularidade, enquanto a 19ª e última posição ficou com o paraguaio Nicanor Duarte, aprovado por apenas 5% da população do país. Os números divulgados pelo instituto Consulta Mitofsky se referem a pesquisas feitas nos meses de março e abril.
INÉDITO
Idjahure Kadiwel está entre os primeiros indígenas a ingressar na carreira diplomática; com Essi Rafael, município passa a ter dois representantes no Itamaraty
ZONA RURAL
Equipamento foi levado da Fazenda Taboco na noite de domingo; caminhão suspeito de transportá-lo também foi localizado
Voltar ao topo