Política
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aprovou nesta segunda-feira pedidos de envio de tropas federais para 13 cidades no Amazonas, o que aumenta para 112 o número de municípios brasileiros que poderão contar com o reforço na segurança durante as eleições em outubro.
Com o pedido aprovado ontem, o Amazonas passará a ter soldados em 27 municípios. Os Estados que mais pediram o envio de forças para atuar na segurança dos eleitores foram Pará (82) e Amazonas (que agora soma 27 cidades).
As forças federais também atuarão em duas cidades do Tocantins, uma de Alagoas e nas áreas que se encontram sob a ameaça de milícias e do tráfico de drogas na capital e na região metropolitana do Rio de Janeiro.
No Rio, as áreas afetadas por milícias e pelo tráfico de drogas já receberam a atuação dos militares.
Até esta segunda-feira (22), o tribunal registrou pedidos para o envio de força federal em oito Estados --Alagoas, Amazonas, Amapá, Goiás, Mato Grosso, Pará, Piauí e Tocantins. As requisições feitas pelos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) abrangem 218 municípios.
Nas eleições municipais de 2004, o TSE autorizou o envio de tropas federais para auxiliar na manutenção da segurança pública em 306 municípios de dez Estados --Piauí, Pará, Rio Grande do Norte, Amazonas, Roraima, Maranhão, Alagoas, Paraíba, Amapá e Tocantins.
Já no 1º turno das eleições de 2006, o tribunal aprovou a ida de força federal para 142 municípios de nove Estados. No 2º turno do mesmo ano, 124 municípios em sete Estados receberam proteção federal.
METEOROLOGIA
Há possibilidade de pancadas de chuva à tarde e à noite; rajadas de vento podem chegar a 37 quilômetros por hora
AGROCASTMS
Especialistas da AgroAlliance explicam como as mudanças na legislação podem impactar produtores rurais e empresas do setor
Voltar ao topo