dothCom Consultoria Digital
Publicado em 30/10/2008 às 11:41
Atualizado em 10/09/2026 às 13:54
O PMDB deve exercer seu direito de presidir o Senado e a Câmara dos Deputados por ter em ambas Casas a maior bancada de parlamentares. Este é o entendimento dos senadores do PMDB que na noite de ontem esteve reunida no apartamento do senador Valter Pereira (PMDB).
Valter Pereira explicou ao Midiamax que não houve uma deliberação oficial sobre o assunto, porém os senadores não concordam em atrelar a reunião para a Mesa Diretora do Senado às eleições da Câmara como quer o Palácio do Planalto.
O governo articula para que os senadores apóiem a candidatura do petista Tião Viana (AC) para presidir o Senado enquanto na Câmara a bancada petista apoiaria a eleição de Michel Temer para o comando da Casa.
"O Regimento Interno de ambas Casas diz que a bancada que tem a maior número de parlamentares tem direito à Presidência. Nos dois casos, o PMDB é o maior, portanto caberia ao partido as duas presidências", salienta Valter Pereira.
Conforme Pereira, o PMDB não tem qualquer acordo com o Planalto sobre as eleições no Senado. O governo sequer teria proposto o nome de Viana oficialmente ao PMDB. "Pode ser que haja conversas informais, mas conversar com o partido ninguém conversou", afirma.
Já está pré-agendada para o mês de novembro uma nova reunião entre os senadores do PMDB. Desta vez, o encontro será na residência oficial do presidente do Senado Garibaldi Alves (RN).
Garibaldi Alves não pode disputar a reeleição, portanto, o PMDB deve escolher outro nome para representar o partido se realmente firmar candidatura à presidência do Senado. Porém, conforme Valter não foram discutidos nomes na reunião de ontem.
Eleições 2026
Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região
Reunião de alinhamento
Encontro reuniu equipes de diferentes áreas da saúde pública; profissionais discutiram integração, prevenção de riscos e demandas do município
Voltar ao topo