X
Política

Evo Morales tomou posse nesta sexta para mais cinco anos na Bolívia

Para a próxima etapa de governo, Morales tem de enfrentar alguns desafios

Compartilhe:

A-

A+

O Ministério do Trabalho decretou feriado nesta sexta -feira (22) na Bolívia. Foi o dia da cerimônia de recondução ao poder do presidente reeleito Evo Morales. Ele terá mais cinco anos no cargo em continuidade à primeira gestão - que foi de quatro anos. Conforme o programa oficial, foram quase dez horas e nove solenidades distintas. No encerramento, houve festa popular no Estádio Hermano Siles, em La Paz (capital administrativa).

Para a próxima etapa de governo, Morales tem de enfrentar alguns desafios. Com 27,7% da população na faixa de pobreza, segundo dados oficiais, e 10,2% desempregados, de acordo com o Centro de Estudos para o Desenvolvimento do Trabalho e da Agricultura, o presidente deve buscar meios de atender às expectativas dessas pessoas.

Outro problema na Bolívia é a ausência de infraestrutura de saneamento básico – como rede de esgotos, de água tratada e viária. Nem as principais cidades do país escapam dessas dificuldades, como La Paz, Santa Cruz de La Sierra e Cochabamba.

Porém, a sexta-feira foi dedicada a festas na Bolívia. Para representar o Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou o assessor especial para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia. Garcia esteve em La Paz para acompanhar todas as solenidades promovidas por Morales.

Na quinta-feira (21), o presidente reeleito foi submetido a um “ritual de limpeza”. É uma cerimônia típica dos povos indígenas pré-incas. Para eles, as energias dos ancestrais devem ser atraídas como garantia para Morales de sabedoria, êxito e prosperidade. O local escolhido foi um dos cartões postais da Bolívia - as ruínas de Tiwanaku a 75 quilômetros de La Paz.

Depois de promover mudanças na legislação eleitoral, Morales foi reeleito em dezembro com 64% dos votos. O próximo desafio dele é garantir maioria nas eleições regionais. Em 4 de abril, os bolivianos vão às urnas para a escolha de nove governadores, 234 deputados estaduais, 327 prefeitos e 1.700 conselheiros municipais.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Eleições 2026

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região

Profissionais da saúde discutem integração e prevenção em Aquidauana

Reunião de alinhamento

Profissionais da saúde discutem integração e prevenção em Aquidauana

Encontro reuniu equipes de diferentes áreas da saúde pública; profissionais discutiram integração, prevenção de riscos e demandas do município

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo