O eleitor de Mato Grosso do Sul que não votou nem justificou sua ausência nas três últimas eleições tem até esta quinta-feira (14) para regularizar a situação com a Justiça Eleitoral. Caso o eleitor não busque a regularização no prazo determinado, o título poderá ser cancelado.
Para justificar a ausência, deve-se comparecer a qualquer cartório eleitoral do país, com um documento oficial que comprove sua identidade, o título eleitoral e os comprovantes de eventuais votações, de justificativas, de pagamento ou de dispensa e recolhimento de multa.
Quem tiver o título cancelado fica impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, além de encontrar dificuldade na investidura ou nomeação em concurso público e na obtenção da certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.
De acordo com as informações do TRE-MS, 23.024 eleitores podem ter o título cancelado no Estado. Até esta quarta-feira (13), somente 596 eleitores (2,58%) se regularizaram em Mato Grosso do Sul.
Cartórios em Aquidauana e Anastácio
O cartório eleitoral de Aquidauana fica localizado à Rua Nilza Ferraz Ribeiro, 400 - Bairro Alto. Já o cartório eleitoral de Anastácio está situado à Rua Dom Aquino, esquina com Travessa Ragalzi.