X

Política

Reinaldo e Rose assinam com ministra da Igualdade Racial pacto de adesão a Sistema Nacional

Compartilhe:

A-

A+

O governador Reinaldo Azambuja e a vice-governadora e secretária de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, Rose Modesto, recepcionam nesta segunda-feira (27), às 9 horas, na Governadoria, a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Nilma Lino Gomes; que estará na Capital, para pactuar a adesão de Mato Grosso do Sul ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), dentro do projeto Caravana Pátria Educadora.
 
?Aderindo ao Sinapir, Mato Grosso do Sul por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial e Cidadania (Subpirc), vai ter condições de dar aporte técnico, orientação e capacitação aos municípios que quiserem também sua adesão, possibilitando a criação de órgãos de defesa de direitos em suas localidades?, aponta Rose Modesto, titular da Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), que comanda a Subpirc.
 
A Caravana está percorrendo todas as regiões do Brasil, promovendo debates e encontros com autoridades locais, representantes de universidades e da sociedade civil, visando ampliar o debate e estabelecer parcerias para a promoção da Igualdade Racial em todo o país. Uma das estratégias da Caravana é conquistar a adesão dos estados e municípios ao referido sistema, que tem um papel importante no fortalecimento dessa pauta em nível nacional.
 
Dentro do sistema os municípios terão acesso aos recursos financeiro do governo federal, por meio de chamadas públicas, para desenvolver a política de igualdade racial. Em 2014, mais de R$ 30 milhões voltaram para o caixa da União devido à falta de projetos adequados ao Sinapir.
 
Os municípios de Corumbá e Bataguassu serão os primeiros do Estado a assinar a adesão, já que estão com toda a documentação em dia e possuem coordenadoria e conselhos da Promoção da Igualdade Racial.
 
Caravana
 
Mato Grosso do Sul é o quinto estado a receber a Caravana que entre os meses de abril e junho, já percorreu os estados do Pará, Maranhão, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de Moçambique, primeiro país africano a receber a versão internacional do Projeto.
 
A iniciativa é estreitar o contato com a população, para reforçar o significado da Política de Promoção da Igualdade Racial no Brasil. Além de firmar parcerias com estados, municípios e sociedade civil, fortalecendo a pauta da igualdade racial em todo o País.
 
Serviço 
 
Mais informações sobre a adesão ao Sinapir podem ser obtidas na Subsecretaria de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial (Subpirc),  pelo telefone (67) 3318-4195 / 3318-4197.
 
Confira AQUI a programação da Caravana Pátria Educadora.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Reforma tributária exige planejamento e atenção redobrada no agronegócio

AGROCASTMS

Reforma tributária exige planejamento e atenção redobrada no agronegócio

Especialistas da AgroAlliance explicam como as mudanças na legislação podem impactar produtores rurais e empresas do setor

Motociclista é socorrida após colisão com carro no Centro de Aquidauana

TRÂNSITO

Motociclista é socorrida após colisão com carro no Centro de Aquidauana

Acidente ocorreu na tarde desta sexta-feira, na Rua Teodoro Rondon; equipes de resgate e segurança foram mobilizadas

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo