A ideia é proporcionar melhor qualidade de vida a pessoas com nanismo nas diversas áreas da sociedade
Kamila Alcântara
Publicado em 14/03/2022 às 16:58
Atualizado em 10/09/2026 às 14:16
Mato Grosso do Sul poderá desenvolver projetos e ações de política pública para combater o preconceito e promover a inclusão de pessoas com nanismo. É o que prevê o Projeto de Lei 59/2022, que estabelece diretrizes para a Política Estadual de Inclusão Social de Pessoas com Nanismo, que começou a tramitar na Assembleia Legislativa hoje (14) e será apresentado na sessão de amanhã (15).
A proposta, de autoria do deputado Evander Vendramini (PP), tem como objetivo, de modo geral, proporcionar melhor qualidade de vida a pessoas com nanismo nas diversas áreas da sociedade, abrangendo a educação, a saúde, o trabalho, a cultura, a acessibilidade, o urbanismo, o esporte e o lazer.
Entre as ações, serão realizadas campanhas educativas, buscando conscientizar a população de que o nanismo não impede a convivência social, debates, palestradas, testes e exames que permitam a identificação precoce do nanismo, entre outras iniciativas.
“Há, na sociedade, falta de acesso apropriado para essas pessoas com nanismo nos diversos bens públicos, como, por exemplo, telefones, banheiros públicos, ônibus, cinemas, etc.”, comentou o deputado Evander Vendramini na justificativa do projeto. Ele também frisou que pessoas com nanismo têm mais dificuldade de conseguir emprego na comparação com a população em geral.
Após a sessão de amanhã, a porposta seguirá para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), para votações nas comissões de mérito e no plenário.
*Texto com informações da ALEMS.
Eleições 2026
Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região
Reunião de alinhamento
Encontro reuniu equipes de diferentes áreas da saúde pública; profissionais discutiram integração, prevenção de riscos e demandas do município
Voltar ao topo